março 23, 2011

Firefox 4.0 saindo do forno!

Vamos falar de browsers mais uma vez!

É que o lançamento da versão oficial do Firefox foi realizado ontem, 22/03/2011. Coincidentemente, meu último post foi sobre o Navegador IE 9. Oportuno este lançamento do Firefox agora, não?

Bem, mais uma vez deixarei aqui o link para o site do Baixaki. Aproveito para interar os motivos de minha indicação a este site: praticidade - o link para baixar o conteúdo procurado está ali, bem fácil (muitas vezes mais fácil que no próprio site do fabricante!); informativo - o pessoal do Baixaki sempre tem algo a dizer sobre o programa a ser baixado, sem contar os comentários deixados pelos que testaram esse programa.


Portanto, mais uma vez, quero reforçar a leitura da página do Baixaki que traz todas as explicações necessárias para a sua decisão em baixar ou não o Firefox 4.

Já estou usando esta versão "novinha em folha" e minhas primeiras impressões foram: de fato, design modificado, porém, não de forma radical, uma vez que nas versões anteriores já tínhamos uma tendência a este layout. É que agora os espaços estão melhor aproveitados, basta olhar na barra de título da janela que é ocupada pelos títulos das abas. Visualmente, portanto, me pareceu arrojado e útil.

O desempenho (como velocidade de navegação e outros) ainda não deu para avaliar, porém, destaco que a instalação foi rápida e, inteligentemente, o Firefox 4 preservou as minhas opções pessoais já existentes da versão 3.6 (tema, favoritos etc). Tudo simples e rápido.

Para finalizar, quero destacar mais dois pontos: o primeiro é o novo serviço oferecido por esta versão, o Firefox Sync, que será uma "mão na roda" para quem (como eu) utiliza muito o navegador em diferentes computadores e quer manter seus favoritos, por exemplo, presentes em qualquer máquina que for usar. Para isso, sempre usei serviços da Google (Bookmarks Google + Barra de Ferramentas Google). Agora tenho a oportunidade de testar um serviço nativo do próprio navegador.

Outro ponto: vale lembrar que o Firefox, diferentemente do que ocorre com o IE (comparação inevitável), deve funcionar nas versões XP, Vista e 7 do Windows. O que é irônico não? A fabricante do IE não produzir algo compatível com seus próprios sistemas.

Quanto à versão para Linux, ainda não testei. É bom lembrar que a versão Firefox do Linux sempre apresenta algumas diferenças.

É isso, pessoal. Comentários e outras informações pertinentes ao Firefox 4.0 que desejem fazer, é só postar aqui.

Agradecimentos ao aluno que me alertou no post anterior sobre o lançamento do Firefox.

Até mais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Usuários Linux - complementando: os interessados em experimentar o Firefox 4 no Linux (como o Ubuntu), esta versão ainda não está pronta para ser baixada pelos repositórios. Mas, já dá para fazer a instalação manualmente. Siga as instruções desta página - Blog do Leandro Toledo (testado e aprovado!).

março 20, 2011

IE 9 Pronto! Agora é oficial!

Olá pessoal ligados na Informática e na Internet.

Agora é oficial! O Internet Explorer versão 9 está pronto para uso.

Sabemos o quanto um navegador de Internet é importante nos nossos computadores, afinal, é com ele que acessamos esta fantástica rede!

E Mozilla Firefox, Google Chrome e outros browsers sempre são citados quando tocamos neste assunto. Afinal, o Internet Explorer sempre sofreu várias críticas, principalmente em relação à lentidão na navegação. Mas, agora vem com uma versão muito diferente das anteriores, pelo menos no visual não dá pra negar. No desempenho, ainda é cedo para conclusões, porém, já deu para sentir alguma evolução na versão que eu instalei, mas, vamos ver se isso se confirma à medida que ele for sendo usado.

Se você ainda não o instalou e deseja testá-lo, poderá baixá-lo no seguinte endereço:

Inclusive, no link acima, você encontrará mais informações a respeito, incluindo opiniões de usuários que já instalaram e testaram este programa.

Sinta-se à vontade em postar seu comentário aqui também, nos dizendo que impressão você teve da nova versão do IE.

Até mais.

março 14, 2011

Desfragmentação: já ouviu falar?

Olá pessoal. Este é um pequeno lembrete a respeito da desfragmentação.

É bom lembrar que usuários do Windows devem desfragmentar o disco rígido onde o sistema está instalado freqüentemente. A periodicidade depende do uso que cada um faz do computador. Para quem utiliza intensamente todos os dias, deve desfragmentar em períodos mais curtos, como de 3 em 3 meses. Se a utilização é menos intensa, então, pode-se optar em fazê-la em intervalos de 4 ou 6 meses.

Na verdade, pode-se recorrer a esta tarefa a qualquer momento que quiser, principalmente quando perceber lentidão no computador e quiser utilizar procedimentos de manutenção para tentar solucionar o problema. Dentre estes procedimentos, podemos também incluir aquelas rotinas que programas como o CCleaner fazem. Mas, esta já é uma outra história.

Para saber sobre desfragmentação, acesse página do fórum do Baboo que possui uma ótima explicação a respeito.

Para realizar a desfragmentação, o próprio Windows possui uma ferramenta específica. No Windows XP, Vista e 7 siga o caminho: Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Desfragmentador de disco.

Caso queira utilizar algum outro programa, você também irá encontrar muitas opções. Aqui deixo apenas o link para baixar um destes programas, o JKDefrag GUI. Durante o processo de instalação, o programa lhe solicita permissão para baixar e instalar o JKDefrag 3.36 (versão atual) - que é o que realmente faz o serviço. O JKDefrag GUI é a interface gráfica que lhe permite configurá-lo e fazer análises antes de realmente desfragmentar o disco.

Para encerrar, quero apenas lembrar que usuários do Linux não possuem esta preocupação, pois o sistema de arquivos que o Linux utiliza não possui as características de fragmentação que ocorre no sistema de arquivos do Windows. Há uma comparação interessante sobre os dois sistemas neste quesito em Why Linux Is Better.

Até mais.

março 02, 2011

Material de apoio - Excel e Internet

Deixo aqui o link para acesso a uma bibliografia sugerida para estudo do Excel, do básico ao avançado.

Mais detalhes em:

profrobson.com/wordpress/?p=26

Em relação à Internet, você encontrará vídeos e outros materiais em:

profrobson.com/wordpress/?p=150

Bons estudos!

março 01, 2011

Material de estudo - Banco de Dados

Oi, turma de Redes 1 (ou quem mais interessar!).

Só para lembrar que o material de estudo, por mim sugerido, se encontra disponível no seguinte endereço:

profrobson.com/wordpress/?p=18

Bons estudos!

Até mais.