março 14, 2011

Desfragmentação: já ouviu falar?

Olá pessoal. Este é um pequeno lembrete a respeito da desfragmentação.

É bom lembrar que usuários do Windows devem desfragmentar o disco rígido onde o sistema está instalado freqüentemente. A periodicidade depende do uso que cada um faz do computador. Para quem utiliza intensamente todos os dias, deve desfragmentar em períodos mais curtos, como de 3 em 3 meses. Se a utilização é menos intensa, então, pode-se optar em fazê-la em intervalos de 4 ou 6 meses.

Na verdade, pode-se recorrer a esta tarefa a qualquer momento que quiser, principalmente quando perceber lentidão no computador e quiser utilizar procedimentos de manutenção para tentar solucionar o problema. Dentre estes procedimentos, podemos também incluir aquelas rotinas que programas como o CCleaner fazem. Mas, esta já é uma outra história.

Para saber sobre desfragmentação, acesse página do fórum do Baboo que possui uma ótima explicação a respeito.

Para realizar a desfragmentação, o próprio Windows possui uma ferramenta específica. No Windows XP, Vista e 7 siga o caminho: Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Desfragmentador de disco.

Caso queira utilizar algum outro programa, você também irá encontrar muitas opções. Aqui deixo apenas o link para baixar um destes programas, o JKDefrag GUI. Durante o processo de instalação, o programa lhe solicita permissão para baixar e instalar o JKDefrag 3.36 (versão atual) - que é o que realmente faz o serviço. O JKDefrag GUI é a interface gráfica que lhe permite configurá-lo e fazer análises antes de realmente desfragmentar o disco.

Para encerrar, quero apenas lembrar que usuários do Linux não possuem esta preocupação, pois o sistema de arquivos que o Linux utiliza não possui as características de fragmentação que ocorre no sistema de arquivos do Windows. Há uma comparação interessante sobre os dois sistemas neste quesito em Why Linux Is Better.

Até mais.

Um comentário:

  1. Está cada vez mais interessante realizar leitura sobre temas abordados neste blog. Certamente os assuntos apresentados são de grande valia.
    Parabéns!

    ResponderExcluir