março 23, 2011

Firefox 4.0 saindo do forno!

Vamos falar de browsers mais uma vez!

É que o lançamento da versão oficial do Firefox foi realizado ontem, 22/03/2011. Coincidentemente, meu último post foi sobre o Navegador IE 9. Oportuno este lançamento do Firefox agora, não?

Bem, mais uma vez deixarei aqui o link para o site do Baixaki. Aproveito para interar os motivos de minha indicação a este site: praticidade - o link para baixar o conteúdo procurado está ali, bem fácil (muitas vezes mais fácil que no próprio site do fabricante!); informativo - o pessoal do Baixaki sempre tem algo a dizer sobre o programa a ser baixado, sem contar os comentários deixados pelos que testaram esse programa.


Portanto, mais uma vez, quero reforçar a leitura da página do Baixaki que traz todas as explicações necessárias para a sua decisão em baixar ou não o Firefox 4.

Já estou usando esta versão "novinha em folha" e minhas primeiras impressões foram: de fato, design modificado, porém, não de forma radical, uma vez que nas versões anteriores já tínhamos uma tendência a este layout. É que agora os espaços estão melhor aproveitados, basta olhar na barra de título da janela que é ocupada pelos títulos das abas. Visualmente, portanto, me pareceu arrojado e útil.

O desempenho (como velocidade de navegação e outros) ainda não deu para avaliar, porém, destaco que a instalação foi rápida e, inteligentemente, o Firefox 4 preservou as minhas opções pessoais já existentes da versão 3.6 (tema, favoritos etc). Tudo simples e rápido.

Para finalizar, quero destacar mais dois pontos: o primeiro é o novo serviço oferecido por esta versão, o Firefox Sync, que será uma "mão na roda" para quem (como eu) utiliza muito o navegador em diferentes computadores e quer manter seus favoritos, por exemplo, presentes em qualquer máquina que for usar. Para isso, sempre usei serviços da Google (Bookmarks Google + Barra de Ferramentas Google). Agora tenho a oportunidade de testar um serviço nativo do próprio navegador.

Outro ponto: vale lembrar que o Firefox, diferentemente do que ocorre com o IE (comparação inevitável), deve funcionar nas versões XP, Vista e 7 do Windows. O que é irônico não? A fabricante do IE não produzir algo compatível com seus próprios sistemas.

Quanto à versão para Linux, ainda não testei. É bom lembrar que a versão Firefox do Linux sempre apresenta algumas diferenças.

É isso, pessoal. Comentários e outras informações pertinentes ao Firefox 4.0 que desejem fazer, é só postar aqui.

Agradecimentos ao aluno que me alertou no post anterior sobre o lançamento do Firefox.

Até mais.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Usuários Linux - complementando: os interessados em experimentar o Firefox 4 no Linux (como o Ubuntu), esta versão ainda não está pronta para ser baixada pelos repositórios. Mas, já dá para fazer a instalação manualmente. Siga as instruções desta página - Blog do Leandro Toledo (testado e aprovado!).

2 comentários:

  1. Olá prof. Robson!
    Obrigado por deixar disponivel a todos as novidades que o Fire Fox 4 pode proporcionar. Como já foi comentado em suas aulas o Software Livre e aplicativos sem licenças propprietárias vem se tornado cada vez mais presente em nosso cotidiano. É sempre bom estar atualizado das novidades do mundo livre.

    Obrigado!

    Rogério

    ResponderExcluir
  2. Agora temos a poucos dias/semanas o mais novo Firefox 5.0, e seria muito legal postar um artigo sobre o Google Chrome, que é um ótimo navegador,que tem como "missão" deixar a internet mais veloz na hora de navegar!

    ResponderExcluir